
Cerveja ajuda recuperação de atletas, diz pesquisa
07 de Julho de 2009 15:18Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.
O estudo "Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas", divulgado nesta terça-feira, foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada, com o aval do CSIC. Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento, e também favorece a prevenção de dores musculares.
A tese é defendida pelo cardiologista e ex-jogador de basquete da seleção espanhola Juan Antonio Corbalán, medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles/1984. O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia - volume que os autores do relatório definem como moderado. De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.
Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de esportistas, os cientistas fizeram pesquisa com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h. Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.
Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação. Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.
A conclusão foi de que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.
O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.




Escreva seu comentário (Máximo de 2000 caracteres)
2000 caracteres EnviarComentários (282)
1. Maíra
Segunda-feira, 19 de Outubro de 2009, 06:38falta de noção total!
Escreva seu comentário (Máximo de 2000 caracteres)
2000 caracteres2. pedro silva souza
Segunda-feira, 12 de Outubro de 2009, 07:20Acho que tem sentido essa pesquisa, desde que sejam misturados 50% de água e 50% de cerveja, pois a ligação do alcool (fermentado) tanto da cerveja quanto o vinho com água são quimicamente perfeitas com relação as moléculas de hidrogênio.....e sobrará
Escreva seu comentário (Máximo de 2000 caracteres)
2000 caracteres3. silva
Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009, 16:21Eu vou apenas engravidar a pequena reflexão do Silverio, onde ele traz a duvida desse estudo como forma de poluir a saude e o mundo do consumo desordenado da cerveja. Vejaoms: tentem fazer balanço das consequências da cerveja e alcool no organismo humano, Quantos acidentem rodoviarios e assaltos ocorrem no mundo em cada hora por causa da cerveja, quantas mortes, problemas de saude, quantos viciados escravos da cerveja que deixaram de sustentar suas familias e espancaram seus filhos esposas, maridos etc..., so em Moçambique não consigo fazer o balanço, e no mundo em geral pior, quanta sujeira acontece no carnaval sobre forte influencia da cerveja. Com isso quero dizer que o autor disto converter se e deixar de pregar a cerveja que ja matou muitos familiares e amigos, e começar a pregar o Evangelho que vivificará muitas pessoas atraves de Jesus Cristo.
Escreva seu comentário (Máximo de 2000 caracteres)
2000 caracteres4. Cale
Segunda-feira, 13 de Julho de 2009, 15:17Que fez esse estudo? Foi o Zeca Pagodinho???????
Escreva seu comentário (Máximo de 2000 caracteres)
2000 caracteres5. Pamella
Segunda-feira, 13 de Julho de 2009, 14:31BELEZAAA, VAMOS EMBEBEDAR OS JOGADORES AGORA.
SHDUUHDSUHSDDHU.
Escreva seu comentário (Máximo de 2000 caracteres)
2000 caracteres